Atividades

17 de março - 41 anos da morte de Alexandre Vannucchi Leme

Cineclube Sinergia
Documentário "Porque Lutamos! Resistência à ditadura militar"
Com a presença da Pesquisadora Fernanda Ikedo, diretora do Documentário

Local: Sala do Cineclube Sinergia
Horário:  17 horas
Mediação: Dulce Ferreira


Fernanda Ikedo - Foto Adibal B. Pinto

Em 16 de março de 1973 o sorocabano Alexandre Vannucchi Leme foi levado preso e torturado. Amanheceu morto, no dia 17 de março, na cela x-zero do Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna, o temido DOI-CODI. Ele tinha 22 anos e cursava o quarto ano de geologia da Universidade de São Paulo (USP). O documentário “Porque Lutamos! Resistência à ditadura militar”, traz, por meio de depoimentos, a história desse estudante que desafiou o autoritarismo e arriscou sua vida manifestando suas críticas à ditadura.


 Saiba +sobre o Documentário



Estudante de geologia da Universidade de São Paulo (USP) foi morto após ter sido submetido a sessões de tortura em uma das celas do órgão de repressão. O Estado brasileiro, na época, chegou a divulgar duas versões da causa da morte do estudante: que teria sido atropelado por um caminhão e que teria se jogado contra o caminhão, em um ato suicida. Em 2013, após longa luta da família, seu atestado de óbito alterou-se para constar que a morte decorreu de lesões provocadas por tortura e maus tratos.


Saiba + sobre  Alexandre Vannucchi Leme

 

______________________________

27 de Março

Cineclube Sinergia - Curta na Quinta

Documentário "15 filhos"


"15 Filhos" é um "documentário que retrata a época da ditadura militar através da memória de infância dos filhos de militantes presos, mortos ou desaparecidos. Esses depoimentos, dentre os quais se incluem os das diretoras do vídeo, mostram um ângulo pouco conhecido da violência política no Brasil. Foi projetado em vários países – Argentina, Chile, Estados Unidos, Alemanha, Holanda, entre outros – e também em festivais internacionais e em universidades, escolas e em reuniões de diretos humanos. Desde seu lançamento, em 1996, o vídeo recebeu numerosos prêmios.

Consta no catálogo da Unicef de Filmes sobre Direitos Humanos: "A broadcaster's guide to children's rights" e no "Panorama do Vídeo Brasileiro 1995-2001", editado pelo Ministério da Cultura."

Saiba mais AQUI - Dor e desamparo – filhos e pais, 40 anos depois

Local: Auditório do AtLab
Horário:  18 horas
Mediação: Dulce Ferreira
Organização: Monize Machado e Paulo Pistilli


 _________________________

31 de março

Mesa
O Golpe: conjuntura e decorrências
Três professores da UFSCar que viveram o Golpe vão relatar suas experiências e análises.

Local: Auditório do AtLab - campus UFSCar Sorocaba
Horário: das 19h às 22h
Mediação: Kelen Leite



Marly de Almeida Gomes Vianna
 

Doutora em História Social pela USP.  Professora aposentada  da Universidade Federal de São Carlos, trabalha atualmente como professora no Mestrado em História do Brasil da Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO.






Ramón Peña Castro 

PhD em Economia pela Universidade de Moscou. Professor aposentado  da Universidade Federal de São Carlos, trabalha atualmente como professor convidado no Mestrado em  Educação na Escola Politécnica Joaquim Venância, FIOCRUZ.






  Wolfgang Leo Maar 

Professor aposentado  da Universidade Federal de São Carlos. Experiência na área de Filosofia e Teoria Política, com ênfase em História da Filosofia Contemporânea, principalmente nos seguintes temas: Idealismo Alemão, Dialética, Marx e Marxismo, Teoria Crítica, Adorno, Habermas, Teorias Políticas Contemporâneas.

 ______________________________




1 de abril

Mesa
Memória e Verdade

Local: Auditório do AtLab - campus UFSCar Sorocaba
Horário: das 19h às 22h
Mediação: Carla Corrochano



Abertura - Os Meninos do Brasil (Gustavo Tiradentes - Gil Venturelli)

Projeto iniciado em 2012 quando Gustavo decidiu ingressar na carreira musical e convidou Gil para desenvolver essa ideia que tem como objetivo a conscientização através da música. No segundo dia do evento a canção "Primeiro de Abril Blues" será apresentada. "Os Amaros, Morenos e Davis Os Pablos, Pedrinhos, todos esses guris Vão botar pra quebrar Lá pelo ano 2000." Moraes Moreira - Meninos do Brasil (1980)



Daniel Lopes 

Psicanalista e professor de filosofia, membro acadêmico do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e articulador da proposta da Comissão da Verdade Municipal em Sorocaba, que pretende apurar, no contexto sorocabano, os crimes cometidos nesse período com base em documentos e depoimentos de personalidades da cidade que vivenciaram a repressão da época.





Miguel Trujillo 

Historiador, integrava o Partido Comunista e atuava junto à juventude em Sorocaba. Preso sem mandado judicial e sem prisão preventiva pelo DOI-CODI de S. Paulo, em 9 de outubro de 1975, aos 22 anos.






Cantoria Brasileira 

Cícero de Crato

Pedro Munhoz

Pedro Rocha (Zeca)


Veja outro evento em que esteve o Cantoria Brasileira - CLIQUE AQUI



______________________________

 

2 de abril

Mesa

Ditadura Civil-militar e repercussões na educação

Local: Auditório do AtLab - campus UFSCar Sorocaba 

Horário: das 19h às 22h

Mediação: Heulalia Charalo Rafante


Ester Buffa: “A ditadura militar e as reformas na educação brasileira: a Lei 5692/71 e suas consequências para a educação básica”.
 


A professora Ester Buffa é graduada em Pedagogia, doutora em Ciências da Educação pela Université René  Descartes, Paris V, Sorbonne. É professora titular aposentada da UFSCar, campus São Carlos, especialista em História da Educação, com foco nos seguintes temas: história da educação, educação brasileira, história de instituições escolares, arquitetura, urbanismo e educação. É autora de vários livros e artigos, apresentando significativa contribuição para os conhecimentos na área da História da Educação no Brasil.



José Luís Sanfelice: “Movimento estudantil e a resistência à ditadura”

O professor José Luis Sanfelice é graduado em Filosofia, doutor em Educação pela PUC-SP, Livre docente em História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Professor Titular da mesma instituição. Autor do livro “Movimento Estudantil: a UNE na resistência ao golpe de 1964 (2008, 2ª ed.), além de outros livros e diversos artigos, que se constituem em importantes referências para os conhecimentos na área da História da Educação no Brasil

 

______________________________

 

4 de abril

 
Sessão de Cinema

 

O Dia que Durou 21 Anos

Local: Auditório ATLab

Horário: 14h - 16h

Mediação:  Rodrigo Vilela

 

 

 

 

 

 ______________________________

 

14 de abril 

 Sarau da Dita: poemas e canções da Ditadura

18h às 19h 

Local a confirmar

Mediador: Geraldo Tadeu  de Souza

 

 

______________________________

 

16 de abril

Mesa

Movimentos Negros e Ditadura Civil-Militar

Local: Auditório do AtLab - campus UFSCar Sorocaba 

Horário: das 19h às 21h

Mediação: Marco Pereira

Certa sociologia e historiografia conservadoras legaram uma interpretação distorcida das mobilizações coletivas negras durante ditadura militar no Brasil. Reinterpretar Florestan e Luis Antonio da Costa Pinto, sob a luz das novas Sociologia e História das Relações Raciais no Brasil, podem nos fornecer pistas sobre a invisibilidade das práticas e ideologias políticas negras e da constituição de memórias marginais da luta contra a ditadura. Esse é o objetivo dessa palestra.


Salloma Salomão Jovino da Silva - historiador, doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. 
http://sallomasallomao.blogspot.com.br/

 

 

__________________________

 

22 de abril

Exposição ETEC Dr. Demétrio Azevedo Júnior 

Coordenação: Carlos Eduardo da Silva e Ari Pinheiro Júnior

Professores e estudantes da ETEC de Itapeva trazem seus trabalhos sobre a Ditadura que iniciou em 64:

- exposição fotográfica

- instalação sobre micro-repressões

- documentários

-  músicas de protesto

Saiba mais sobre a ETEC AQUI

MPB sob suspeita: a censura musical vista pela ótica dos serviços de vigilância política (1968-1981)

___________________________

  25 de abril

Sessão de Cinema

 

Cidadão Boilesen

Local: Auditório ATLab

Horário: 14h - 16h

Mediação:  Rodrigo Vilela

 

 

___________________________

 

  22 a 29 de abril

Exposição Interativa: a ação da ditadura em Sorocaba e Região

Local: AtLab

Mediador: Carlos Eduardo Silva 

 

___________________________

  29 de abril

Mesa: Mulheres e Ditadura

Parceria com o Diretório Acadêmico UFSCar Sorocaba

Dia: 29/04
Local: sala AtLab 014 (Prédio Roxo)

Campus UFSCar Sorocaba

 

Amelinha Teles: militante durante os duros anos da ditadura militar no Brasil e foi presa junto com seu marido, irmã grávida e os filhos pequenos – Janaína e Edson Teles, com 5 e 4 anos na época –, pela Operação Bandeirantes em São Paulo. Também é militante do movimento feminista e faz parte da União de Mulheres.

 

 

 Vivian Mendes: militante do movimento feminista, graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), compõe a Coordenação Nacional do Movimento de Mulheres Olga Benário.